19 novembro, 2016

Encontro Nacional das Juntas Comerciais discute fortalecimento do empreendedorismo




“Facilitar a abertura de empresas e melhorar o ambiente de negócios é fundamental para gerar emprego, renda e superar a crise". É o que afirma a presidente da Junta Comercial do Estado do Rio Grande do Norte (Jucern), Sâmya Bastos, que receberá em Natal, a partir da próxima terça-feira (22), presidentes e vices das Juntas de 24 estados brasileiros, secretários gerais e coordenadores técnicos para o 3º Encontro Nacional das Juntas Comerciais (ENAJ) 2016. O evento será realizado no Hotel Premier Majestic Natal, em Ponta Negra, até o sábado (26).

Com o tema “Registro Empresarial: fortalecendo o empreendedorismo”, o foco das discussões do Encontro será em torno da simplificação do processo de legalização de empresas como instrumento estratégico para promover o desenvolvimento da economia. "Estimular o empreendedorismo é simplificar os caminhos do empreendedor para que ele possa transformar suas ideias em oportunidades concretas”, ressaltou Sâmya Bastos.

No primeiro dia (22), será realizada a Assembleia Geral da Associação Nacional de Presidentes de Juntas Comerciais (Anprej), a partir das 15h. A solenidade de abertura ocorrerá na quarta-feira (23), na Pinacoteca do Estado, a partir das 19h30, e contará com a presença do presidente nacional da Anprej, Ardisson Naim Akel; do secretário da Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa, José Ricardo Veiga; do gerente nacional da REDESIM (Receita Federal), Carlos Nacif, da presidente da Câmara de Comércio de Bogotá, Constanza Puentes, entre outras diversas autoridades do setor empresarial.

A programação de palestras da quinta-feira (24) ganha destaque com a participação do diretor do Departamento de Registro Empresarial e Integração (DREI), Conrado Vítor Lopes Fernandes, com apresentação às 9h, e do secretário da Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa, José Ricardo Veiga, que vai falar sobre o tema “As Juntas Comerciais como protagonistas na melhoria do ambiente econômico para as empresas”, a partir das 11h.

À tarde, a partir das 14h30, os participantes vão contar com a palestra “Integração e Metas para o REDESIM”, com o auditor da Receita Federal, Daniel Belmiro Fontes, e o gerente nacional da REDESIM na Receita, Carlos Nacif. Às 16h, será a vez do presidente do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento de Relações Empresariais Internacionais (IBREI), Maurício Prazak, ministrar palestra sobre “A experiência Internacional quanto aos diferentes modelos de Registro Empresarial”, com a participação da diretora de Registro Mercantil da Câmara de Comércio de Bogotá (ASORLAC), Constanza Puentes.

A programação completa está disponível no site http://3enaj2016.jucern.rn.gov.br. O ENAJ acontece três vezes ao ano e esta será a ultima edição de 2016. A realização do evento tem assinatura do Governo do Estado, por meio da Jucern, com apoio da Anprej, FIERN, Fecomércio, Senac, Sebrae, Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), Ale, Riachuelo, Hapvida, Hybrid, ProSolution, Vox Tecnologia, Montreal Inove, Serasa Experian, Certisign, Avance, Qlik e Tocatto.