24 novembro, 2016

Neves conquista medalha na Olimpíada Nacional de Robótica



O Colégio Nossa Senhora das Neves, em Natal, conquistou a medalha de bronze na etapa nacional da prova teórica da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), e é a única instituição de ensino do Rio Grande do Norte entre as três melhores do país na modalidade. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (23), pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), responsável pela competição.

Na OBR, o Colégio das Neves foi representado por Arthur de Lima Silva, aluno do 2° ano do Ensino Fundamental, que comemorou a vitória. “Estou muito feliz e realizado”, emociona-se.
A prova teórica da Olimpíada Brasileira de Robótica foi realizada no mês de setembro e contou com 15 questões, entre discursivas e objetivas. Ao todo, o jovem cientista de apenas oito anos acertou 92% do exame, nota considerada acima da média pela organização do evento.

Para a competição, Arthur de Lima vinha sendo preparado há dois anos por Geovanderson Pereira e Alexandre Amaral, ambos professores de robótica da escola. “O resultado só mostra que estamos no caminho certo. E Arthur é motivo de muito orgulho pela dedicação e desenvoltura na área da robótica. Futuramente, quem sabe, a ciência e a sociedade poderão colher os frutos para melhorar o país”, comenta Geovanderson Pereira.

Essa não foi a primeira vez que o Colégio das Neves se destacou na Olimpíada Brasileira de Robótica. Na edição de 2015, por exemplo, a aluna Ana Cássia Vasconcelos foi a vencedora nacional do nível 2 da prova prática, voltado para alunos do Ensino Médio. O desempenho da garota a levou para representar o Brasil na RoboCup, campeonato internacional realizado na Alemanha.

“Todos esses resultados só mostram que estamos no caminho certo. Com muito apoio, estudo e dedicação as crianças podem chegar longe”, complementa o professor Geovanderson Pereira.