24 novembro, 2016

Protagonismo das Juntas Comerciais é tema de palestras na 3º edição do ENAJ 2016






Comprovando a qualidade acadêmica e estrutural do curso de Medicina da UnP, integrante da rede Laureate, o Ministério da Educação (MEC) acaba de liberar novas vagas para o processo seletivo em andamento, o que dobra a oferta inicial prevista em edital. Com isso, a Universidade passa a ofertar 124 vagas para o 1º semestre de 2017. No Brasil, somente três instituições receberam a autorização para a oferta de mais vagas, sendo a UnP a que teve o maior número, de acordo com o Diário Oficial da União publicado dia 18 de novembro de 2016.

A Instituição, que já estava com o processo seletivo em andamento, prorrogou as inscrições até o dia 29 de novembro, e as provas serão realizadas nos dias 10 e 11 de dezembro. “É com imenso orgulho que recebemos a notícia do acréscimo de vagas nesse curso tão importante para a sociedade. É a confirmação de que nosso trabalho é reconhecido de forma muito positiva pelo MEC, o que nos dá a confiança de que estamos formando bons profissionais médicos, tão necessários para o cuidado com a saúde da população”, disse a Diretora Geral e Reitora da UnP, Profa. Sâmela Gomes.

Tradicionalmente o processo seletivo para Medicina da UnP recebe muitos inscritos de outros estados. Diante disso, a Universidade inovou e pela primeira vez realizará as provas, também, em Mossoró, João Pessoa/PB e Jaboatão dos Guararapes/PE, tornando mais cômodo o processo para os candidatos dessas cidades e entorno. As aulas continuam ocorrendo somente no Campus Natal – Unidade Salgado Filho.
Protagonismo das Juntas Comerciais é tema de palestras na 3º edição do ENAJ 2016

Uma manhã voltada para o debate sobre o papel de destaque das Juntas Comerciais no fomento do empreendedorismo no país. Essa foi a sequência da programação da 3º edição do Encontro Nacional das Juntas Comerciais (ENAJ) em 2016. As palestras ocorreram hoje (24), no hotel Premier Majestic, em Ponta Negra. 

A primeira palavra foi do titular da Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa, José Ricardo Veiga. O secretário falou sobre as linhas de trabalho da pasta na busca pelo fomento do empreendedorismo do Brasil, bem como os avanços da desburocratização para os pequenos empresários com auxílio das Juntas Comerciais. 

“A Junta como integradora está fazendo um papel fantástico. Hoje imaginamos o empreendedor com acesso mais facilitado aos serviços, o que antes representava idas e vindas em vários órgãos. Essa burocracia para o ambiente empreendedor é negativa. Já melhoramos bastante e seguimos atuando de forma integrada para que não torne a acontecer”.

“Nós começamos a perceber a Junta como um vetor do desenvolvimento em cada região, fortalecendo as iniciativas que já existem”, acrescentou. Presente na palestra, o presidente nacional da Anprej, Ardisson Naim Akel, observou. “As Juntas têm que assumir esse papel de fomento, não se limitando apenas aos registros. Podemos ir mais além e cumprir esse papel de desenvolvimento”.

O relacionamento entre o Departamento de Registro Empresarial e Integração (DREI) e as Juntas Comerciais do país foi destaque na palestra do diretor do órgão, Conrado Vítor Lopes Fernandes. “O ambiente entre nós, do Governo Federal, e os representantes dos governos estaduais participantes do REDESIM tem se dado em um nível de excelência. As juntas se sentem à vontade para nos passar as necessidades e vice-versa”, relatou. 

A programação de palestras continua no período da tarde. A partir das 14h30, os participantes vão contar com a palestra “Integração e Metas para o REDESIM”, com o auditor da Receita Federal, Daniel Belmiro Fontes, e o gerente nacional da REDESIM na Receita, Carlos Nacif.

Marcada para 16h, será a vez do presidente do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento de Relações Empresariais Internacionais (IBREI), Maurício Prazak, ministrar palestra sobre “A experiência Internacional quanto aos diferentes modelos de Registro Empresarial”, com a participação da diretora de Registro Mercantil da Câmara de Comércio de Bogotá (ASORLAC), Constanza Puentes.

A programação completa está disponível no site http://3enaj2016.jucern.rn.gov.br. O ENAJ acontece três vezes ao ano e esta será a última edição de 2016. A realização do evento tem assinatura do Governo do Estado, por meio da Jucern, com apoio da Anprej, FIERN, Fecomércio, Senac, Sebrae, Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), Ale, Riachuelo, Hapvida, Hybrid, ProSolution, Vox Tecnologia, Montreal Inove, Serasa Experian, Certisign, Avance, Qlik e Tocatto.