16 dezembro, 2016

Cinema Potiguar e Literatura cantada encantam visitantes do Festival Literário de Natal






A Literatura cantada e o cinema Potiguar fizeram parte da programação da tarde desta quinta-feira (15) do Festival Literário de Natal. O segundo dia do Flin, realizado na Praça Augusto Severo, na Ribeira, contou com público formado pelos alunos da Escola Municipal Professora Maria Cristina Osório Tavares. Os estudantes se encantaram com o espetáculo “Histórias e Violas” – contação de Histórias do pernambucano Vinícius Viramundos.

“Achei bem legal participar de todas as atividades. O que me chamou mais atenção foi a contação de histórias. Ficar sabendo de todas aquelas histórias através de músicas e rimas. Eu gostei muito”, disse David Samuel Silva Dias, de 11 anos, aluno do 5º ano.

Para a Professora Maria do Livramento Justino a participação dos alunos no Festival Literário é muito importante como incentivo à leitura e às demais atividades educativas. “É muito importante a participação dos alunos nas atividades do Flin como formar de complementar e agregar o que eles aprendem em sala de aula”, afirmou Maria do Livramento. 

Além do espetáculo “Histórias e Violas”, os alunos da Escola Maria Cristina Osório de Tavares conferiram a mostra SESC de Cinema Potiguar. A mostra, que tem como objetivo contribuir para a difusão e o fortalecimento da produção artística audiovisual Potiguar, teve oito filmes selecionados para exibição no Flin. Na tarde desta quinta-feira foram exibidos os documentários “Operação Plástica com Flávio Freitas”, direção Carito Cavalcanti e Joca Soares, “Abraço de Maré”, direção de Victor Ciriaco e a ficção “O menino do dente de ouro”, direção Rodrigo Sena. 

Programação de sexta-feira (16)

Nesta sexta-feira (16), o Flin prossegue com a programação matinal voltada para a contação de histórias com Nara Kelly e depois um bate papo sobre Ilustração com Raissa Bulhões, Veruschka Guerra, Rodrigo Brum e José de Castro.

Na Tenda Cine Sesc acontece o lançamento e bate papo com os produtores do curta “Mar de Zila”, premiado no Edital Cine Natal 2014, promovido pela Prefeitura do Natal. À tarde, o público poderá assistir um bate papo sobre Deífilo Gurgel e ainda um debate com os autores Beatriz Madruga, Patrício, Gonzaga Neto e mediação de Carlos Fialho.

À noite, a literatura invade novamente a Tenda Principal, com debates imperdíveis reunindo Woden Madruga, Alex Nascimento, Mário Ivo Cavalcanti, Marco Lucchesi, José Paulo, Raimundo Fagner e um pocket show de Virgínia Rodrigues. E encerrando a programação, às 22h30, show da banda Plutão Já Foi Planeta.

Crédito das fotos: Marco Polo Veras