Parque da Cidade promove Fórum para debater a qualidade do ar em Natal

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016



O Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte vai reunir ambientalistas no II Fórum "Qualidade do Ar em Natal e Políticas Públicas", que acontecerá no próximo dia 12 de dezembro (segunda-feira), das 8h às 12h, no auditório. Especialistas irão apresentar os trabalhos desenvolvidos na área, debater o assunto, as políticas públicas aplicadas e formas de garantir a qualidade do ar de Natal, que é considerado um dos melhores das Américas. Na ocasião, será lançado mais um volume da Revista Científica do Parque da Cidade, que traz artigos e reportagens sobre o meio ambiente. 

O II Fórum Qualidade do Ar em Natal e Políticas Públicas vai reunir professores, pesquisadores, técnicos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), do Centro Tecnológico do Gás (CTGás-ER), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (Semurb) e da Federação das Empresas de Passageiros do Nordeste (Fetronor). 

O superintendente da Fetronor, Eibling Menegazzo, abrirá o ciclo de palestras e vai falar sobre a emissão de poluentes pela frota de ônibus. O palestrante vai apresentar os resultados do programa “Despoluir”, desenvolvido pela Federação. Em seguida será a vez do representante do CTGás, Glauber José Turolla Fernandes, que vai descrever os Aspectos Técnicos da Avaliação e Monitoramento da Qualidade do Ar. No ano passado, o CTGás instalou equipamentos no Parque da Cidade para fazer esse monitoramento e confirmar se Natal tem mesmo o ar mais puro das Américas.

O engenheiro civil, Jean Leite Tavares, do IFRN, vai discorrer sobre a questão da qualidade do ar na gestão municipal. “Desafios e Potenciais do Município do Natal”. Ele é professor efetivo da Diretoria Acadêmica de Recursos Naturais do IFRN. A professora Judith Johana Hoelzemann, do Departamento de Ciências Atmosféricas e Climáticas da UFRN, vai apresentar pesquisa feita sobre a qualidade do ar em Natal e no Rio Grande do Norte. O supervisor de fiscalização atmosférica e sonora da Semurb, Evânio Mafra, será o mediador do debate. 

Este é o segundo ano que o Parque da Cidade promove o Fórum de Qualidade do Ar e Políticas Públicas e cumpre, assim, um dos seus objetivos de promover a educação ambiental. Para o gestor do Parque da Cidade, Carlos da Hora, a finalidade do evento é criar um fórum permanente de discussão sobre o assunto e conhecer os trabalhos desenvolvidos na área ambiental. “Queremos conhecer todos os trabalhos que estão sendo realizados e contribuir para que a nossa cidade ofereça uma ótima qualidade de vida para a sua população e visitantes”. 

O Fórum é aberto ao público e os participantes receberão certificado ao final.

Programação: 

8:00h. Credenciamento
8:30h. Abertura e lançamento da Revista do Parque da Cidade
8:45h.Estudos sobre a Emissão de Poluentes pela Frota de Ônibus - Eibling Menegazzo, superintendente da Fetronor
9:15h. Aspectos Técnicos da Avaliação e Monitoramento da Qualidade do Ar - Glauber José Turolla Fernandes, do CTGás
9:45h. A Questão da Qualidade do Ar na Gestão Municipal. Desafios e Potenciais do Município do Natal. Jean Leite Tavares, do IFRN.
10:15h. Pesquisa sobre a Qualidade do Ar em Natal e no Rio Grande do Norte. Contribuições do Departamento de Ciências Atmosféricas e Climáticas da UFRN, com a professora Judith Johana Hoelzemann.
10:45h. Discussões e Debates. Moderador Evânio Mafra, supervisor de fiscalização atmosférica e sonora da Semurb.
12:00h. Encerramento.