Saiba quais alimentos são tóxicos para o seu bichinho de estimação

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016



A ceia de Natal já é uma tradição nas mesas dos brasileiros, como também, aquele costume de dar as sobras da janta para os bichinhos de estimação, algo que não é aconselhável já que alguns alimentos possuem substâncias tóxicas para o organismo do animalzinho, podendo até mesmo causar a sua morte.

A veterinária Susana Matos, formada pela Universidade Federal Rural do Semiárido, explica que dependendo do alimento pode causar sintomas como: insuficiência renal e hepática, vômitos, diarreia, hipoglicemia drástica, convulsões, e obstruções no estômago e no intestino.

Principalmente, os vegetais da família Allium, alho e cebola, pois quando crus possuem certos componentes que causam danos oxidativos aos glóbulos vermelhos, anemia e danos aos rins. Caso ingerido, os pets apresentam sinais de fraqueza, dor no estômago e sangue na urina. E esses sintomas demoram um período de três ou quatro dias para aparecerem.

Por isso é bom evitar qualquer comida temperada e ficar atento à alimentação do seu bichinho para que não comam algo perigoso, por exemplo:


ALIMENTOS TÓXICOS
Chocolate, açúcar e doces
Abacate, uvas, laranja, morango, abacaxi, tangerina, kiwi, caju e caroços de frutas
Frango e ossos
Xilitol (adoçante usado em gomas)
Espiga de milho
Laticínios
Salmão cru
Café e chá
Alimentos salgados
Comida vencida

 Susana também destaca a importância de consultar um médico veterinário para indicar a melhor dieta para o seu cãozinho ou gatinho de estimação, e evitar futuras complicações na saúde deles.