Servidor do MPRN integra orquestra selecionada para encontro mundial de clarinetistas

sábado, 10 de dezembro de 2016



A Orquestra Potiguar de Clarinetas (OPC) conseguiu um feito inédito: foi aprovada para participar do maior encontro de clarinetistas do mundo, o ClarinetFest 2017. E um servidor do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), Julião Adelino Barbosa, é um dos integrantes do grupo que agora se organiza para levantar recursos para conseguir comparecer ao evento. O festival acontecerá em julho do próximo ano, em Orlando, nos Estados Unidos. 

Promovido pela International Clarinet Association (ICA), o ClarinetFest é realizado anualmente com grandes profissionais e empresas do ramo da música, principalmente aqueles voltados para o universo da clarineta. 

A OPC se inscreveu para fazer uma apresentação dentro da programação do evento e, dentre diversos grupos de vários lugares do mundo, foi selecionada ao executar músicas genuinamente brasileiras. "O objetivo é mostrar a riqueza e a diversidade da nossa cultura, levando no repertório baião, frevo, choro, samba, entre outros, com obras já consagradas e também autorais", contou o técnico lotado no Setor de Execução Orçamentária e Financeira. 

Porém, a aprovação não garante que a OPC vá ao ClarinetFest2017. Julião Barbosa explica que há muito trabalho a ser feito, pois a orquestra é formada por alunos e ex-alunos da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a maioria não tem recursos financeiros para arcar com o deslocamento até os EUA e a estadia lá. 

"A própria OPC não dispõe de verba para esse tipo de viagem ou projeto. Por isso, precisa de patrocínios e da ajuda voluntária daqueles que acreditam nesse trabalho, apoiam e incentivam a disseminação da música brasileira", frisou. Todas as informações da OPC e da viagem estão disponíveis no site: http://opcbrasil7.wixsite.com/opcbrasil

Formas de contribuição

Foi organizada uma conta online, no site Vakinha, cujo endereço é este link: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/opc-no-clarinetfest-orlando-usa. Outra maneira é o depósito bancário: Banco do Brasil, Agência 1668-3, Conta Corrente 36.411-8, João X Encontro Clarinet, CPF 885.957.494-34.

Também há a possibilidade de patrocinar a orquestra neste viagem, com contrapartida aos patrocinadores.