|

TV Universitária recebe prêmio em festival nacional de audiovisuais

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016



A TV Universitária (TVU), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), foi agraciada nesta quarta-feira, 14, com um prêmio no 11º Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro. O programa Cena Potiguar, da TVU, foi escolhido como o Melhor Interprograma de 2016.

O festival aconteceu em João Pessoa/PB e contou com concorrentes de todo o Brasil. Ele existe desde 2005, e tem o objetivo de fomentar e contemplar os novos talentos e futuros profissionais da área do audiovisual brasileiro, além de incentivar também a produção das TV’s universitárias brasileiras. Esta é foi a primeira vez que a TVU da UFRN conquistou premiação no festival.

O programa Cena Potiguar surgiu em julho deste ano e, segundo sua idealizadora, Rosália Figueiredo, tem como meta promover o cenário artístico e cultural potiguar, juntamente com as pessoas que ajudam a alavancá-lo. Rosália, que também dirige a atração, comenta que o recebimento do prêmio é importante por dar visibilidade e reconhecimento a este cenário.

Para a diretora de jornalismo da TVU, Maria Gorete Gurgel, o fato de o Cena Potiguar ter sido premiado no seu primeiro ano de existência, demonstra a sua qualidade. “É um reconhecimento muito grande e a gente se orgulha bastante disso”. Além disso, acrescentou, é um reconhecimento ao conteúdo e às produções da TVU de uma maneira geral, porque demonstra que ela divulga mas “também produz  e promove a cultura potiguar” dentro do que propõe o Plano de Cultura da Universidade.

A criação do Cena Potiguar, juntamente com o programa Tela Rural, também da TVU, marca a estabilização da produção da TV Universitária. O programa Cena Potiguar pode ser conferido diariamente na programação da TVU, com episódios que têm duração de até três minutos.