|

Economia Solidária vai realizar oficinas e cursos para 12 empreendimentos solidários

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017





O projeto Economia Solidária RN (Ecosol-RN) vai realizar, neste primeiro trimestre de 2017, diversas oficinas e cursos para 12 empreendimentos econômicos solidários, distribuídos nos cinco territórios acompanhados pelo projeto. O objetivo é fortalecer essas associações e cooperativas. Visando melhorar a produção, organização e a comercialização.
As oficinas e cursos estão programadas para 12 empreendimentos solidários, que possuem demanda de qualificação para melhorar sua produção e abrir novas oportunidades de geração de renda e comercialização. Os cursos e oficinas são definidos de acordo com a linha de produção dos empreendimentos e vão desde: croché, fuxico, aplicação de tecidos, produção de doces, manutenção de horta, finança solidária, controle administrativos internos e externos de associações e cooperativas, entre outros.
O coordenador do projeto, Marcos Leonez, enfatiza que essas oficinas são importantes para aumentar a capacidade produtiva desses grupos. “É uma maneira de melhorar a produção, criar novas oportunidades, qualificar e o principal: gerar mais rende para as associações e cooperativas.”, explica Marcos.
O projeto Economia Solidária RN é executado pela Sethas-RN, por meio de convênio com a Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes). Tendo como finalidade promover ações integradas e articuladas que possibilite a construção de alternativas de geração de emprego e renda para 1 mil famílias que se encontram em situação de extrema pobreza.
Para isto, o projeto realiza ações de capacitação, fomento e organização social, formação de redes de produção e comercialização, geração de finanças solidária, incubação de empreendimentos e assessoria técnica e gerencial.
Atualmente, são acompanhados 50 empreendimentos de economia solidária nos cinco territórios (Assú-Mossoró, Agreste Litoral Sul, Grande Natal, Mato Grande e Trairí).


Fotos: Anderson Santos