|

Fábrica Conceito da Fimec 2017 mostrará a tecnologia como fator de produtividade

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017


Edição deste ano terá número recorde de máquinas e tecnologia de ponta aplicada à produção de calçados, com procedência inglesa e italiana

O que há mais moderno em tecnologia aplicada à produção de calçados estará na Fábrica Conceito instalada dentro da Fimec (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes). A iniciativa, liderada pela Coelho Assessoria Empresarial em parceria com o IBTEC e com a Fenac, terá capacidade produtiva recorde, e mostrará o funcionamento dos equipamentos em tempo real.

Uma das grandes inovações apresentadas pela Fábrica Conceito vem da Itália. A Máquina de Corte Automatizado da Comelz mostra o que oferece a última geração de máquinas para corte. Com ela, é possível aumentar significativamente a produtividade de corte das peças dos calçados ou bolsas, com alta qualidade e com o mínimo desperdício de material.

O equipamento estará em uma célula de produção altamente produtiva, fabricando sandálias com cabedal em alta frequência. “O conceito do projeto é ‘a tecnologia como fator de produtividade’, e esse equipamento mostra exatamente isso”, explica Luís Coelho, diretor da Coelho Assessoria Empresarial.

Outra novidade mostrada em funcionamento na Fábrica Conceito será o software de controle e simulação da produção, desenvolvido pelo Instituto SATRA da Inglaterra, uma das mais importantes instituições de tecnologia e pesquisa do mundo no setor de couro e calçados. A ferramenta permite otimizar virtualmente uma linha de fabricação calculando custos, alterando operações e tempos.