CIDADANIA: Semana da Mulher em Macau acontece de 06 a 10 com ações nos distritos, comunidades e na cidade

segunda-feira, 6 de março de 2017



Com objetivo de combater a discriminação e a violência contra a mulher e construir através da gestão pública a cultura do debate com vistas a potencializar a conscientização da sociedade sobre os direitos sociais e civis da mulher, a Prefeitura de Macau, por meio da Secretaria do Trabalho Habitação e Assistência Social realiza a Semana da Mulher com ações descentralizadas, a partir desta segunda-feira, 6, nos distritos, assentamentos, comunidades rurais e na cidade. 
A ação vai levar serviços às marisqueiras, pescadoras, mulheres negras e ciganas, assentadas e urbanas, através de uma dinâmica que envolverá a gestão municipal, estadual, federal e a sociedade civil organizada. As pastas da Assistência Social, Educação, Saúde, Assessoria Jurídica e a Ouvidoria Municipal estão envolvidas diretamente na programação. 
Ações
Atualização do cartão de vacinas, autoexame da mama, palestra de saúde bucal, verificação de pressão arterial e emissão do Cartão do SUS estão entre os serviços que serão oferecidos na área de Saúde. A Assessoria Jurídica vai atuar com atendimentos e já o instituto Guillermo Cecotti levará até as comunidades uma peça de teatro com abordagem da Leia Maria da Penha.
Parceiros
Além da Prefeitura de Macau, estão envolvidos diretamente no projeto da Semana da Mulher, a Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária-SEARA, o INCRA, SEBRAE, SETHAS, através do PROART e o IDEMA. 
Encaminhamentos 
Entre os encaminhamentos que estão programados para aconteceram durante a programação da Semana da Mulher em Macau estão a criação da Sala Lilás( espaço para acolhimento da mulher vítima de violência doméstica), do Centro de Referência da Mulher, órgão que ficará ligado a Assistência Social do município, assim como a criação do Conselho de Promoção de Políticas Públicas da Mulher.
Projetos
A Caravana da Assistência Social, além da assistência itinerante levará aos distritos, comunidades e bairros da cidade projetos importantes e que discutem o empoderamento feminino, a exemplo do Transformando Destinos, da Defensoria Pública do Estado, Projeto ViraVida, do Senac, que vai trabalhar diretamente com mulheres jovens e o Proart, que vai atuar com as artesãs.
Ação descentralizada
A Semana da Mulher será aberta nesta segunda-feira, 6, na Reserva Ponta do Tubarão, na sede do IDEMA, entre Barreiras e Diogo Lopes com oficinas e palestras, no horário das 08h às 12h. A tarde a caravana segue para as comunidades do Canto do Papagaio e Salinópolis, passando também pelas comunidades da Cohab, Maxixe e Terra de Deus. 
Na terça-feira, 7, pela manhã acontece exposição de artesanato na Quadra de Esportes do Porto de São Pedro. Ainda no mesmo dia, no intervalo das 14h às 17, acontecerão atividades e ações da Caravana da Mulher nas comunidades da Quixabas e Tambaú.  
08 de Março 
Na manhã do 08 de Março-Dia Internacional da Mulher, acontecerá uma missa às 07h na Igreja Matriz. Logo em seguida, o prefeito Tulio Lemos acompanhado da Secretária Municipal de Assistência Social e primeira-dama Andréa Lemos, além de outras autoridades vão conhecer a Sala Lilás, que funcionará em prédio anexo a Delegacia de Polícia Civil.
Também na quarta-feira, 8 de março, está programada uma Audiência Pública na Câmara Municipal, no período da tarde com a presença de autoridades do Estado, dentre elas, a Defensora Pública Ana Lúcia Raymundo. Logo em seguida, acontecerá a entrega da Comenda Elizabeth Lemos e um culto às 19 horas, no Largo da Rua Areia Branca fecha a programação do Dia Internacional da Mulher.
Assistência nos Assentamentos 
A Semana da Mulher continua na quinta-feira, dia 9, desta vez nos Assentamentos Sebastião Andrade e Venâncio Zacarias, onde ocorrerão ações da SEARA, INCRA e do Ministério de Desenvolvimento Social. Uma Unidade Móvel da Terra levará o projeto Arca das Letras e ainda disponibilizará consultoria no Crédito Fundiário. A tarde a programação chega às comunidades de Moinho do Juá e Várzea Cercada. 
Na sexta-feira, dia 10, fechando a programação no período da manhã estão programadas visitas da Caravana da Mulher à área rural do município com a presença também na Unidade Móvel da Terra com o projeto Arca das Letras e crédito fundiário.
Mostra Gastronômica
Uma Mostra Gastronômica com produtos pesqueiros da terra, vai marcar o encerramento da Semana da Mulher, a partir das 16 horas, na Praça das Mães. Apresentações culturais, show gospel e desfile da terceira idade estão na programação que terá ainda a presença da Filarmônica Monsenhor Honório e da Tenda Literária da Secretaria de Educação com contação de estória, palhaço e jogos educativos para crianças.