|

Escola potencializa apoio psicológico e intensifica preparação dos alunos para atender mudanças do Enem 2017

terça-feira, 25 de abril de 2017





Com as mudanças no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), divulgadas este mês pelo Ministério da Educação (MEC), a vice-diretora pedagógica do CEI Mirassol, Corina Amorim, avalia que os estudantes precisarão de mais apoio psicológico para enfrentar uma semana inteira sob a pressão do Enem, já que o processo todo pode se tornar mais "cansativo" a partir de agora, em virtude de o novo modelo exigir que o aluno fique uma tarde inteira dedicado a questões de muita leitura, e outra tarde inteira debruçado somente sobre cálculos. 

De acordo com o edital publicado no Diário Oficial da União em 10/04, para 2017 o certame trará uma série de modificações com destaque para a alteração nos dias de realização das provas, que passam a ser aplicadas em dois domingos consecutivos (05 e 12 de novembro). Com isso, o primeiro domingo agrupará as questões de linguagens, ciências humanas e a redação. Já no segundo, os alunos responderão às provas de matemática e ciências da natureza. 

Corina afirma que para se adequar às mudanças, o CEI Mirassol adotou uma série de medidas que visam potencializar a atenção psicológica e preparar de maneira eficiente os alunos da escola. Dentre as medidas adotadas estão: a reformulação dos simulados mensais preparatórios que a escola realizará até outubro e a intensificação da terapia ocupacional, que é oferecida aos estudantes desde o último ano do ensino fundamental. 

“Primeiramente temos que nos preocupar com o lado emocional do aluno. Tanto para evitar o esgotamento como para que ele passe bem pela semana em que viverá totalmente sob pressão do Enem”, explica a vice-diretora, acrescentando também o diferencial de preparo que o aluno CEI Mirassol terá para enfrentar as provas do certame.

“A nossa grade conta hoje com um turno de disciplinas regulares, um turno de aulas complementares e turmas divididas por áreas de interesses, onde os estudantes podem desenvolver os conhecimentos de acordo com suas afinidades, escolhendo entre ciências humanas e ciências da natureza. Além disso, realizamos ao longo do ano, vários aulões e simulados preparatórios, bem como diversas atividades promovidas para relaxar os alunos antes dos dias de aplicação das provas oficiais”, ressalta Corina Amorim. 

Ainda de acordo com a educadora, o CEI Mirassol disponibiliza testes vocacionais profissionais e uma disciplina de teoria e prática argumentativa, criada exclusivamente com foco no Enem, objetivando o preparo ainda mais completo dos estudantes para a prova de redação.