18 abril, 2017

FAPERN divulga programação da Marcha Pela Ciência Natal 2017



A Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN), juntamente com o Departamento de Engenharia da Produção da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, divulgaram na última terça-feira (11) a programação da Marcha Pela Ciência Natal (March For Science Natal), que acontecerá no dia 22 de abril de 2017 (sábado).

As atividades irão acontecer durante todo o dia em dois locais. Pela manhã as atividades serão realizadas na UFRN, no Laboratório de Sustentabilidade e no Laboratório de Pesquisa em Performance e Teatro Performativo do Departamento de Arte.

Já no período da tarde, as atividades ficarão concentradas no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte. Todas as atividades serão gratuitas e abertas ao público em geral.

Para mais informações, os interessados devem entrar em contato com o coordenador do evento e diretor de Inovação da FAPERN, Julio Rezende, pelo e-mail: juliofdrezende@hotmail.com.

Veja abaixo a programação completa da Marcha Pela Ciência Natal 2017:

Programação

08h - Mars Hackathon  - Local: Laboratório de Sustentabilidade – UFRN

O Mars Hackathon, será a primeira competição da América do Sul sobre o planeta Marte e ministrará a palestra de abertura o sobre a caracterização de Marte, o professor José Dias do Nascimento Júnior. Logo após, o diretor de Inovação da FAPERN, Julio Rezende explicará o funcionamento do Mars Hackathon que funcionará durante toda a manhã.

Durante o Mars Hackathon os participantes irão propor orientações para o funcionamento de uma estação em Marte. A equipe que apresentar as melhores proposições será premiada com um kit de divulgação científica da Agência Espacial Brasileira (AEB).

Obs: é necessário que as inscrições sejam realizadas com antecedência através do link:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe_nagTQHUhquEu0MbxCKFEg5H8yL8Nmq_OUUCZklyd7xBHdw/viewform?c=0&w=1&usp=mail_form_link

09h - Reperformar o Afeto – Local: Laboratório de Pesquisa em Performance e Teatro Performativo  - DEART/ UFRN

Esta palestra  fala da importância que o conceito de afeto tem tomado em pesquisas na área de Performance e Arte. O encontro e compartilhamento dos movimentos corporais, escrituras e materiais no espaço e no tempo pode fazer com que as nossas próprias performances possam ser lembradas e continuarem a circular na cultura.

Coordenação: Profa Naira Neide Ciotti

14h – Seminário Marcha da Ciência e Dia da Terra - Local: Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte

14h - Palestra O Dia da Terra e as inovações em práticas de sustentabilidade - Prof. Julio Rezende (Dep. De Engenharia da Produção).

14h40 - Palestra “Implicações Jurídico-Ambientais da Revisão do Plano Diretor de Natal: Propostas, Desafios e Instrumentos" - Prof. Carlos Sérgio Gurgel da Silva.

15h30 – Palestra "Green Schools como sistema integrado de avaliação da sustentabilidade construtivo-arquitetônica em projetos de instituições de ensino localizadas no litoral do nordeste brasileiro" – Fernanda Azevedo.

16h30 -  Na Trilha do Sistema Solar do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte.