Fórum de Turismo e Femptur acontecem neste final de semana, em Natal

terça-feira, 4 de abril de 2017

No próximo final semana, dias 7 e 8 de abril, Natal recebe o maior evento o turismo do estado: o Fórum de Turismo do RN. O evento, que está na sua oitava edição, vai reunir no Centro de Convenções debates importantes para o desenvolvimento do setor e o aperfeiçoamento de quem trabalha com turismo no Rio Grande do Norte. 

 

A programação vai contar com palestras nacionais e internacionais, como a do presidente da Associação Portuguesa de Agências de Viagem e Turismo (Apavt) e vice-presidente da Confederação Europeia das Associações de Agências de Viagens e Operadores Turísticos (ECTAA), Pedro Costa Ferreira que vai falar sobre a otimização de oportunidade para receber bem o turista português – um dos públicos que mais visitam o estado. E ainda as palestras “A percepção do visitante argentino sobre os destinos Natal e Pipa", ministrada por Gabriel Sanchez, diretor da All Seasons; "Turismo Inteligente: o RN precisa entrar nessa era", com a coordenadora nacional de Turismo do Sebrae, Graziele Villela; e a palestra com tema "O futuro dos eventos: novas tendências para o RN", do palestrante Rodrigo Cordeiro, diretor de Congressos da MCI Brasil e presidente do Capítulo Brasileiro da MPI – Meeting Professional International.

 

Paralelamente ao Fórum, acontece a 3ª Feira de Municípios e Produtos Turísticos do RN. A Femptur terá entrada gratuita e vai apresentar estandes de municípios turísticos e a oferta de produção associada ao Turismo, além disso, um espaço gastronômico com pratos típicos do nosso estado: camarão, carne de sol, cordeiro, crepes, ginga com tapioca, paçoca e doces regionais. 

 

Os organizadores do Fórum de Turismo do RN e da Femptur, Antonio Roberto Rocha e Gustavo Porpino, esperam um público em torno de cinco mil pessoas nos dois dias do evento. 

 

A feira também terá exposição, comercialização e oficinas vivas de artesanato, a cargo da Secretaria do Trabalho, Habitação e Ação Social do Rio Grande do Norte (Sethas-RN) e da Fundação Capitania das Artes (Funcarte).

 

Outra atração fica por conta da exposição de três renomados fotógrafos com atuação no RN: Fernando Chiriboga, Carla Belke e Canindé Soares. Haverá ainda uma mostra fotográfica do Geoparque Seridó e uma exposição de artes plásticas a cargo de Eliezer Andrade, cujos quadros em óleo sobre tela retratam temas alusivos à geografia e à própria temática sertaneja do RN.

 

As atrações culturais no palco da Femptur são outro motivo para visitar a feira. Irão se apresentar, entre outros grupos folclóricos, o pastoril infantil de São Miguel do Gotoso e o coco-de-roda e o xaxado de Baía Formosa. Entre os shows musicais, estão previstos a Orquestra Filarmônica de Macau e a Orquestra Sinfônica do RN.