|

Natal sedia III Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde no mês de maio

terça-feira, 25 de abril de 2017



Evento acontece no Centro de Convenções e é voltado para docentes, estudantes, pesquisadores, profissionais e ativistas sociais

Natal vai sediar no período de 01 a 04 de maio, no Centro de Convenções, o III Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, que será realizado pela Abrasco - Associação Brasileira de Saúde Coletiva com o apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.
             
Docentes, estudantes de pós-graduação e graduação, pesquisadores, profissionais dos serviços e ativistas sociais ligados à Saúde Coletiva e áreas afins estarão reunidos, debatendo o tema “Estado e Democracia: O SUS como Direito Social”. O congresso pretende ser um espaço de debate e de troca de experiências entre acadêmicos, gestores, trabalhadores e movimentos sociais da saúde, contribuindo para a divulgação de estudos e experiências bem-sucedidas no campo da gestão, da organização de serviços e da participação social. “O tema desta edição reflete o contexto da Saúde Pública vivenciado no Brasil e em muitos países, que é o de ameaça aos direitos sociais mediante implementação de políticas restritivas à ação do Estado no campo da Proteção Social”, define Cipriano Maia, professor do Departamento de Saúde Coletiva da UFRN e presidente do Congresso.

O dia 1º de maio será dedicado às atividades pré-congresso, como os Cursos. A Conferência de Abertura “Os sentidos da Política na conquista dos direitos sociais”. Na noite da terça-feira, 02 de maio, depois de um dia cheio de atividades com oito mesas-redondas, o primeiro grande debate com o tema “Estado e Sociedade na construção da Cidadania no Brasil”, além de apresentações de trabalhos. 

No dia 03 de maio, o Congresso apresenta outro importante debate sob o tema “Perspectivas da universalidade no acesso à Saúde: direito social ou cobertura de procedimentos e serviços?”, o Painel “(Neo)Desenvolvimentismo , crise e políticas públicas no Brasil: futuros a construir” e mais oito Mesas-redondas.

No último dia do encontro, 04 de maio, os participantes vão contar com as demais mesas-redondas, o debate final com o tema “Política Planejamento e Gestão em Saúde como práxis na saúde coletiva e no SUS”, e o encerramento com a apresentação da Carta do 3º Congresso de Política de Natal.