|

PARCERIA: Direção do IFRN destaca visão do prefeito Tulio Lemos no estreitamento das relações institucionais

quarta-feira, 26 de abril de 2017



A Prefeitura de Macau vem retomando o diálogo com todas as instituições que possam contribuir com o desenvolvimento local, a partir de parcerias. Ontem, 25, a direção do Campus do IFRN de Macau recebeu o prefeito Tulio Lemos para uma reunião de trabalho.   

Na reunião, onde esteve presente o diretor-geral do Campus, professor Varélio Gomes dos Santos, foi discutida a parceria para a análise técnica da água marítima e de consumo doméstico no município. A articulação entre as duas instituições no sentido de buscar soluções para outros pleitos também esteve na pauta.

“Eu vejo como algo de extrema importância esse estreitamento e fortalecimento da relação entre a Prefeitura de Macau e o IFRN. A partir dessas parcerias, o instituto poderá intervir na formação profissionalizante e nas ações de extensão e pesquisa que venham de encontro aos interesses da comunidade”, considerou o professor Varélio Gomes.

Telecomunicações e rodovia

A telefonia da Cohab foi outro assunto do encontro, onde se discutiu a união de forças para a recuperação da RN-401, que liga o conjunto habitacional a BR-406. A reorganização dos horários do transporte escolar também pautou as discussões. “A direção do IFRN sinalizou a viabilização de uma oficina de orientação profissional para os motoristas do setor de transporte da prefeitura”, adiantou o Secretário Municipal de Educação, Vagner de Souza, que esteve na reunião.

Cadeia produtiva

O IFRN também mostrou disponibilidade para o acompanhamento das atividades das marisqueiras no município. “O instituto vai dar o apoio necessário para a criação de uma cooperativa de pescadores pelos próprios alunos, atuando na consultoria para o estudo e regulamentação das atividades”, explicou o professor Valério Gomes.


Pelo IFRN, além do professor Varélio, participaram da reunião, André Luiz Azevedo Alcântara,  Tecnólogo em Marketing, Anderson Teixeira do Nascimento, Coordenador de Serviços Gerais, Manutenção, Transporte e Vigilância, Allena Herly Farias, Coordenadora de Laboratórios, Francisca Simonely, Diretora de Administração e Maykson Rangel, Chefe de Gabinete da Direção-Geral.

Professora e Coordenadora de Pesquisa e Inovação, Liege Monique também esteve no encontro com a equipe da Prefeitura de Macau, juntamente com Vitoriano de Oliveira, Professor e integrante do NEPP, Artur Carneiro Leão, Diretor de Gestão da Unidade Industrial/Escola e a professora Maria Aparecida dos Santos Ferreira.

Agricultura do futuro

A inserção do Projeto Hidroponia, criado pelo servidor Artur Carneiro Leão com a implantação de hortas nas escolas da rede municipal de ensino é outro resultado da parceria da prefeitura com o IFRN, que se disponibilizou a buscar o apoio da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN-FUNCERN nas atividades advindas de convênios.