Rafael Motta e Ângela Paiva avançam com parceria entre ONU e UFRN

sexta-feira, 28 de abril de 2017




O deputado federal Rafael Motta (PSB) e a reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ângela Paiva, se reuniram na tarde desta quinta-feira (27), com representantes da do Fundo Populacional das Nações Unidas (UNFPA), para continuar os diálogos com objetivo de tornar a UFRN a primeira fornecedora na América Latina de medicamentos da ONU. No encontro, também foi debatido o relatório feito pela Organização das Nações Unidas da visita a Natal no mês de março e em que áreas a instituição poderão ser firmadas parcerias com o Governo do Estado.

A reunião foi conduzida pelo representante da UNFPA no Brasil, Jaime Nadal, que anunciou a data 1º de junho como o início da qualificação do Núcleo de Pesquisa de Alimentos e Medicamentos, órgão ligado à UFRN, para tornar-se fornecedor de medicamentos das Organizações das Nações Unidas (ONU), ação que deverá baratear o valor dos remédios em até 70% no Estado.

Em relação ao Governo do RN, o UNFPA afirmou que há a possibilidade de assinar termos de parcerias para viabilizar projetos nos setores que envolvem a saúde, a educação, a mulher e o jovem, principalmente o que diz respeito às ações vinculadas as políticas públicas para as mulheres e ao primeiro emprego.

“A visita da ONU em Natal foi muito importante para viabilizar projetos em áreas essenciais para o nosso Rio Grande do Norte, e hoje eles nos mostraram os resultados para que possamos prosseguir com os projetos idealizados. Estarei entregando pessoalmente este relatório ao governador do Estado, e com isso, obter a concretização da parceria entre a ONU e o RN”, afirmou Rafael Motta.