|

SAÚDE EM 1º LUGAR: Ginástica laboral chega às secretarias da Prefeitura de Macau

terça-feira, 4 de abril de 2017



O “Projeto Qualidade de Vida do Servidor” está em fase de implantação na Prefeitura de Macau. A iniciativa, da Secretaria Municipal de Saúde, agrega a prática de ginástica laboral à rotina dos servidores municipais. A atividade já abrange todas as secretarias e órgãos complementares.
De acordo com o educador físico da Secretaria de Saúde, Claudiney Martins, o estresse da vida profissional afeta cada vez mais os trabalhadores, que estão suscetíveis a sofrerem dores musculares, apresentarem falta de concentração, nervosismo, bem como desenvolverem lesões por esforços repetitivos (LER) ou distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (Dort).
“O projeto proporciona orientação e prescrição de exercícios laborais compensatórios e preparatórios, como pré-requisitos de combate aos males ocasionados pela duração prolongada de gestos motores, sedentarismo, baixa autoestima e desmotivação”, explica Claudiney Martins.
A ginástica laboral, que dura em média 20 minutos, ocorre dentro do próprio ambiente de trabalho e vem agradando os funcionários públicos municipais. “Com esses exercícios, ficamos mais aptos para o dia a dia, alivia o estresse e melhora nossa postura”, destaca a Secretária de Saúde, Lucianny Guerra.

“Estamos preocupados com a saúde do trabalhador; por isso, nosso esforço para proporcionar este momento de atividade física, que ajuda na quebra do sedentarismo, aumenta a disposição para o trabalho e aumenta a resistência e condicionamento físico”, pondera Lucianny Guerra.