Cosern lança festival “Tô Ligado na Energia”entre alunos do Instituto Padre Miguelinho

segunda-feira, 8 de maio de 2017





 Gincana educativa vai durar 30 dias e transmitir a estudantes
conhecimentos sobre uso seguro e eficiente de energia elétrica


A Cosern lançou nesta quinta-feira (04), no auditório do Edifício-Sede, a 1ª edição do Festival “Tô Ligado na Energia”, projeto de educação do Grupo Neoenergia desenvolvido no Rio Grande do Norte com apoio da Secretaria da Educação e da Cultura (Seec) do RN, no âmbito do Programa de Eficiência Energética da Cosern, regulado pela  Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O Diretor-Presidente da Cosern, Luiz Antonio Ciarlini, deu as boas vindas aos alunos, professores e coordenadores do Instituto Padre Miguelinho e falou sobre a alegria de ver tantos estudantes reunidos num evento desse tipo. “Espero que vocês aprendam muito sobre o uso seguro e eficiente de energia elétrica durante esses trinta dias”, disse Ciarlini.

Os estudantes conheceram as regras do Festival, assistiram palestra sobre eficiência energética e segurança com o uso da energia da Gerente de Eficiência Energética do Grupo Neoenergia, Ana Mascarenhas, e do Gerente de Segurança da Cosern, Renato Gomes. Eles também conheceram detalhes do Projeto Vale Luz e receberam kits educativos da Cosern para replicar os conhecimentos adquiridos no festival com os outros estudantes da escola e com suas famílias. A Ong WWF-Brasil é parceiro e executor do projeto na Cosern.

Nessa primeira edição potiguar do festival, quatro escolas públicas de Natal receberão o projeto. Depois do Instituto Padre Miguelinho (Alecrim), será a vez do Colégio Winston Churchill (Cidade Alta) no segundo semestre. A Cosern ainda negocia a entrada de mais duas escolas  no festival, dessa vez da rede municipal de Natal.

Ao longo de quatro semanas, alunos dos Ensinos Fundamental II e Médio dessas escolas participarão de diversas oficinas e atividades, sempre de forma conectada ao uso eficiente e seguro da energia. Para garantir o interesse desses jovens, o festival “Tô Ligado na Energia” acontece em formato de gincana, com formação de três equipes. As atividades são dinâmicas e valem pontos para o encerramento do projeto, chamado de “Dia Show”, quando será conhecido o grupo vencedor.

Todas as etapas do projeto poderão ser acompanhadas em tempo real no site (www.festivaltoligadonaenergia.com.br).