|

Exposição de obras potiguares comemora o Dia do Artista Plástico

segunda-feira, 8 de maio de 2017



Em comemoração ao Dia do Artista Plástico, que ocorre nesta segunda-feira (8), a faculdade Estácio Ponta Negra realiza o 1º Expo-Estácio. A exposição artística com o tema: “Cultura na Ponta do Pincel”, organizado pelos alunos do curso de Publicidade da instituição, reunirá 31 obras de 29 artistas potiguares. Haverá ainda, uma homenagem especial ao artista plástico Aécio Emerenciano – conhecido por explorar a temática de flores e frutas regionais, com destaque ao caju, e peixes nas suas obras.

O acervo, intitulado de “Plinacoteca”, é uma coleção pessoal do curador da mostra, Plínio Sanderson Saldanha. Professor, antropólogo, pesquisador e poeta, Plínio considera a coleção o resultado de um “trabalho garimpado ao longo de anos, que exemplificam a produção pictográfica do nosso estado, com diversos estilos, tendências e técnicas”. Para ele, ao serem expostos, os materiais “cumprem sua função social e alimentam as fomes plásticas/visual do público”.

Fora das quatro paredes, a arte do homenageado da noite pode ser apreciada no cotidiano do natalense. Ao longo dos 200 metros de extensão do muro da antiga Fabrica da Sam’s, localizada na Av. Senador Salgado Filho, tem destaque a obra de Aécio, “A fruteira do Nordeste”, com representações da flora nordestina. Além deste mural, o artista tem pinturas expostas na Governadoria, na Assembleia Legislativa e no desativado Aeroporto Augusto Severo.

Programação

Para dar início à comemoração, um vernissageacontecerá às 18h, que contará com uma fala do curador, dos artistas convidados, e a realização de uma pintura ao vivo e em cores do artista Francisco Eduardo. As obras ficarão expostas nas dependências da Estácio Ponta Negra na noite da segunda-feira (8), das 19h às 22h, e na manhã da terça-feira (9), das 7h às 12h.

Além de obras de Aécio Emerenciano, estarão expostas na Estácio Ponta Negra pinturas de grandes nomes locais, como Dorian Gray, Flávio Freitas, Vatenor de Oliveira, Marcelus Bob e Jota Medeiros.