|

Na Alemanha, Agripino participa de debates sobre democracia e financiamento político

quarta-feira, 3 de maio de 2017



Em viagem à Alemanha para participar de uma série de debates promovida pela Fundação Konrad Adenauer, o presidente nacional do Democratas, José Agripino (RN), expos sua defesa pelo fortalecimento da democracia brasileira e maior critério para a criação de partidos políticos no país, de forma que a sociedade se sinta realmente representada no Legislativo.

“O Democratas tem uma parceria bem-sucedida com a Konrad Adenauer, por isso estamos aqui consolidando laços importantes dessa cooperação. A defesa pelo fortalecimento da democracia mundial é princípio que, enquanto instituição partidária, o DEM julga essencial”, comentou Agripino.

No encontro desta quarta-feira (3), o senador potiguar se reuniu com Klaus Shuler, secretário geral do CDU (União Democrata-Cristã), partido da primeira-ministra alemã Angela Merkel. O compromisso da comitiva democrata brasileira com Shuler aconteceu no hotel Adlon, tradicional hospedaria de Berlim que fica ao lado do Portão de Brandemburgo, cartão-postal mais famoso da capital alemã.

"Presidimos um partido com algumas parcerias internacionais que exigem de nós o cumprimento de uma agenda nesse sentido. Estamos desempenhando nosso papel enquanto coordenador de uma agremiação partidária", ressaltou o parlamentar potiguar.  

Ontem à tarde em Bundestag - o parlamento alemão – o presidente do DEM também participou de discussão sobre o financiamento político-eleitoral. Fizeram parte do encontro o representante do Ministério Interior da Alemanha, Igor Sorgatz, e os membros da fundação Konrad Adenauer Markus Rosenberger e Frank Priess.  

A Konrad Adenauer é uma fundação política alemã, independente e sem fins lucrativos. Suas principais bandeiras são a democracia, o Estado de Direito, os direitos humanos e a educação política. Ela está presente no Brasil desde 1969.

Do Democratas, também fazem parte da comitiva os deputados José Aleluia (BA) e Mandetta (MT) e o presidente do Democratas Jovem, Bruno Kazuhiro.