SAÚDE NA ESCOLA: Mais de 800 alunos são atendidos nas escolas com exame preventivo de tracoma

quarta-feira, 10 de maio de 2017



A III Campanha Nacional de Tracoma que ocorre em todas as escolas públicas do país, e que tem como público-alvo os alunos de 5 a 14 anos de idade chegou essa semana as escolas de Macau e nos distritos, atendendo em média 800 alunos.
“A ação acontece por meio do Programa Saúde na Escola e tem como objetivo esclarecer sobre a cura, ensinar a se proteger dessa doença e auxiliar na identificação de sinais e sintomas, favorecendo o diagnóstico precoce e o tratamento imediato”, explicou Nalvanir Lopes coordenadora do programa no município.
Durante a campanha, uma médica e técnicos da Secretaria Estadual de Saúde estão realizando a busca ativa nas escolas com exames para detecção e tratamento do tracoma na população alvo. O município aderiu ao programa que vai tratar ainda da hanseníase e da verminose, desde 2013, mas somente este ano a ação chegou de fato à rede pública de ensino.
Sobre o tracoma

Doença bacteriana que acomete os olhos. Se não for tratada, pode prejudicar a visão e causar cegueira. Os olhos de pessoas afetadas pelo Tracoma podem apresentar vermelhidão, lacrimejamento, coceira, irritação, secreção, sensação de corpo estranho e intolerância à luz. Em alguns casos, não há manifestação de sintomas.