Guamaré de volta ao Selo Unicef na edição 2017-2020

terça-feira, 27 de junho de 2017





“A experiência de Guamaré comprova que os municípios certificados com o Selo UNICEF avançam mais na melhoria dos indicadores sociais,” com essa declaração o prefeito Hélio Willamy justificou a adesão a campanha do Selo Unicef  2017-2020, durante a solenidade que aconteceu nesta terça-feira, 27, no auditório da Emater em Natal.

Guamaré recebeu a certificação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), na edição 2013-2016 do Selo Unicef. “Conseguimos implementar políticas públicas para redução das desigualdades e garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”, avaliou a Secretária de Assistência Social Marisa Rodrigues.

Segundo Marisa Rodrigues, o município implantou ações estratégicas que melhoraram os indicadores de impacto social relacionados aos direitos à saúde, educação, proteção e participação social de crianças e adolescentes. Durante cada edição do Selo, o UNICEF capacita gestores e técnicos das secretarias municipais e conselheiros de direitos e adolescentes para qualificar a elaboração e execução das políticas públicas.

Acompanhando o cronograma de ações estabelecido pelas políticas públicas da atual gestão municipal em Macau, o prefeito Tulio Lemos assinou nesta terça-feira, 27, em Natal, o termo de adesão a edição do Selo Unicef (2017-2020), que traz no seu novo programa nacional o tema: “Fora da Escola Não Pode!”

O evento promovido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com o Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social do Rio Grande do Norte (COEGEMAS/RN), aconteceu no auditório da EMATER, no Centro Administrativo e contou também com a presença da Secretária Municipal de Assistência Social, Andrea Lemos.

Andrea Lemos que também é primeira-dama do município destacou que a certificação do UNICEF agora é um compromisso de governo. “Vamos partir para um conjunto de ações intersetoriais e para obter êxito nessa campanha estaremos focando todas as ações nas áreas da Assistência Social, Saúde, Educação e no Esporte nessa meta,” concluiu.

Ao aderir ao SELO UNICEF, o município de Macau assume um compromisso de desenvolver um conjunto de ações estratégicas de políticas e de participação social, voltadas para promover, garantir e realizar os direitos de crianças e adolescentes previstos na Convenção Internacional sobre os direitos de crianças e adolescentes e no Estatuto da criança e do adolescente (ECA).