RIO SÃO FRANCISCO:"Governo, bancada e população precisam continuar unidos por essa causa", diz Fábio Faria

quarta-feira, 21 de junho de 2017








O deputado comemora a retomada das obras do Eixo Norte, mas afirma que a luta continua até que o cronograma da transposição seja cumprido

Com a decisão da ministra Cármen Lúcia, o deputado federal Fábio Faria (PSD) comemora a continuidade das obras do Eixo Norte, que possibilitarão a chegada das águas do São Francisco em solo potiguar. "A ministra entendeu que o prejuízo com as obras paralisadas é bem maior do que os problemas que surgiram na licitação. É uma questão urgente de abastecimento pela saúde das pessoas. Só no RN, quase 100 municípios dependem da transposição", afirma.

A presidente do STF, Cármen Lúcia, derrubou nesta terça-feira (20) a decisão que suspendia a continuidade das obras no trecho entre as cidades de Terra Nova, em Pernambuco, e Jati, no Ceará, necessárias para que a estrutura chegue até o RN. "O governador Robinson Faria esteve este mês com a ministra em Brasília expondo a situação hídrica do nosso Estado, pedindo justamente urgência nessa liberação", relembra o parlamentar. 

Para o deputado, é parte da luta vencida, e por isso não deve ser cessada. "Governo, bancada e população dos estados envolvidos na transposição precisam e vão continuar unidos", reforça. De acordo com ele, a cobrança em Brasília irá persistir até que os municípios consigam ter segurança hídrica necessária para viver. 

EIXO NORTE
O Eixo Norte compreende um trecho de 217 quilômetros, com um complexo hídrico de sete barragens e capacidade de 27 milhões de m³ de armazenamento, garantindo o abastecimento de 94 municípios do Rio Grande do Norte.