|

Atitude Cooperação mobiliza comunidade em Campanha Nacional “Criança não é de Rua”

terça-feira, 18 de julho de 2017



No próximo dia 21 de julho, será realizada em todo o Brasil, a XI Campanha Nacional “Criança Não é de Rua” e, em Natal, quem vai sediar esta mobilização é a ONG Atitude Cooperação juntamente com o CEDECA (Centro de Defesa da Criança e do Adolescente), Fórum DCA, COMDICA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), CONSEC (Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente), Pop Rua e outras instituições que trabalham em prol das crianças e adolescentes do Rio Grande do Norte. A ação acontece das 9h às 12h e será aberta ao público.

A programação para este dia inclui: roda de conversa com vários temas relacionados a campanha, às 9h na sede da ONG e, a partir das 10h, será realizada panfletagem  no semáforo da Avenida Mor Gouveia que liga os bairros de Bom Pastor e Felipe Camarão.

O intuito da Campanha é envolver e mobilizar a comunidade em um tema de extrema importância, visando atingir os governos para que estes direcionem seus olhares para os jovens que crescem desprotegidos e abandonados, nas ruas da nossa cidade. Assustadoramente, mesmo após os 24 anos da “Chacina de Candelária” no Rio de Janeiro, o Brasil não tem o número de crianças e adolescentes que vivem em situação de rua.

O país e seus governantes precisam saber quem são, onde estão, como vivem e quantos vivem em tal realidade. Essas e outras informações são fundamentais para diminuir a invisibilidade, o preconceito e as violações dos direitos desses jovens e suas famílias.

Sobre a Ação Nacional Criança Não é de Rua

A Ação Nacional Criança Não é de Rua é uma mobilização em defesa dos direitos das crianças e adolescentes que vivem em situação de rua. Realizada anualmente, adotou o dia 23 de julho como um marco memorial da “Chacina da Candelária”, ocorrida no Rio de Janeiro em 1993. Teve início em Fortaleza em 2007 e depois passou a ser realizada em diversas cidades Brasileiras.

Este ato público tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade, dos governos e da mídia para a tragédia cotidiana e invisível de crianças e adolescentes vivendo nas ruas e dizer que isto é vergonhoso e inaceitável. Um dos símbolos importantes da ação é uso de papelões. Em algum momento do Ato, os participantes deitam sobre eles em silêncio para lembrar os meninos e meninas que continuam a dormir embaixo das marquises.

Serviço
Campanha Nacional Criança não é de Rua
Data: 21 de Julho de 2017
Horário: das 9h às 12h
Local: ONG Atitude Cooperação (Av. Capitão Mor Gouveia, 436 - Felipe Camarão)



Foto: Kid Júnior