Prefeitura lança campanha de conscientização na limpeza pública

quarta-feira, 19 de julho de 2017












São inúmeros os atrativos propícios para curtir uma das belas praias de Macau. Mas, além de levar cadeiras, guarda-sol e protetor solar, um item que não deve ser dispensado é uma sacola plástica para colocar o lixo que é acumulado ao longo do passeio. Para sensibilizar a população sobre a importância do descarte correto do lixo produzido na cidade e nas praias, a Secretaria Municipal de Infraestrutura lançou uma campanha de conscientização que começou com os frequentadores da Praia de Camapum. 

Para a Secretária Municipal de Infraestrutura, Rose Anne Araújo, a importância de não deixar o lixo nas ruas e na praia vai além da estética do local, já que a conscientização ambiental é algo de grande relevância. “Se toda esta população não recolher as embalagens e palitos de sorvete, latinhas, garrafas pet e outros materiais que foram utilizados por ela, as praias ficarão com aspecto sujo e o meio ambiente será prejudicado”, alertou.

Uma ponta de cigarro, por exemplo, demora de 3 meses a 20 anos para se decompor; o palito de sorvete pode levar até seis meses e o plástico até 450 anos, sendo que este último, se for levado ao mar, pode ser confundido por alguns animais como alimento e trazer grandes consequências. É com esse foco que a prefeitura já planeja outras ações de conscientização para chamar atenção da população para o cuidado no descarte de resíduos sólidos. 

“Todos são responsáveis pelo lixo que produzem. Por isso, é essencial estimular a conscientização da população sobre manter os resíduos sólidos sempre dentro da sacola e, quando sair da praia, descartá-los em local apropriado. Essa campanha é importantíssima porque as nossas praias são bem frequentadas, seja em alta ou em baixa temporada”, ressalta o prefeito Tulio Lemos, lembrando que a população tem o dever de colaborar também com a limpeza das ruas e praças da cidade.