|

Fest Bossa & Jazz divulga programação completa durante evento em Mossoró-RN

sexta-feira, 25 de agosto de 2017


Festival acontece na cidade nos dias 22 e 23 de setembro com renomados expoentes musicais do cenário nacional e internacional

A ‘Estação das Artes Elizeu Ventania’ transforma-se em palco para receber a edição 2017 do Fest Bossa & Jazz, em Mossoró-RN, nos dias 22 e 23 de setembro. O lançamento com a programação completa aconteceu, com sucesso, na quarta-feira (23), no Restaurante Virgulino do Thermas Hotel e Resort. Realizado pela Juçara Figueiredo Produções, o Festival promove intercâmbio entre nomes consagrados e novos expoentes da música local, nacional e internacional por meio de shows e Jam Sessions.

Com programação diversa e totalmente gratuita, o Fest Bossa & Jazz também assume o lado da responsabilidade social através de oficinas socioambientais e workshops para músicos e estudantes. Conta também com as Prévias que vão dando o clima jazzístico e musical à cidade, nas quintas-feiras do mês que antecede o evento. A primeira aconteceu, com exceção, nessa quarta-feira (23) durante lançamento do evento e, quem abrilhantou a noite foi a cantora e instrumentista cearense, Gabriela Mendes.

No final de agosto, dia 31, tem prévia com a banda Desert Blues que vem difundindo o gênero na cidade e é considerada a única banda autêntica de blues em Mossoró. Já dia 07 de setembro, o grupo Monxoró com toda a sua essência nos instrumentos de metal e sua base rítmica é quem comanda a noite e dia 14/09, em contagem regressiva, a sonoridade ousada e cheia de musicalidade com Frequência 2, formada por Anderson Lima e Gustavo Almeida na utilização das Mashups (mistura), nopop, jazz, blues, soul, reggae e samba-rock. Todas as prévias acontecem no Restaurante Virgulino do Thermas Hotel e Resort.

A oficina “Construção de Instrumentos com Materiais Recicláveis” já começa no dia 21 de setembro na Escola de Artes de Mossoró, com duas sessões, 8h e 14h e segue até o dia 22. São ministradas pelo músico e artesão Alexandre Ferro e a assistente Adriana Freitas que ensinam crianças e adultos a confeccionar diversos instrumentos musicais com materiais recicláveis como bobinas de papelão, garrafas plásticas e tampinhas.

Para estudantes e músicos que buscam conhecimento e aprimoramento das técnicas musicais, nos dias 22 e 23, na Escola de Artes de Mossoró, haverá Workshops. O primeiro de guitarra com o angolano Nuno Mindelis, considerado um dos melhores guitarristas de blues pela Downbeat. O segundo, Workshop de Arranjo com renomado arranjador e pianista Fernando Merlino. As vagas para oficinas e workshops são limitadas e podem ser realizadas na Escola de Artes.

Shows
Após toda essa programação que o Festival oferece antes e durante o evento que alia música e aprendizado, nas noites dos dias 22 e 23 o público poderá prestigiar os esperados shows com artistas de renome local, nacional e internacional. O aquecimento começa já na Praça de Convivência de Mossoró, às 19h, com o cortejo da Street Band (RN) que leva o público até o palco, onde às 20h, a Filarmônica Monsenhor Honório, com seus 50 integrante sob a regência de Damião Senna abre, oficialmente, os shows do Fest Bossa & Jazz 2017.

Na sequência, às 21h30, Tributo a Emílio Santiago com Marcos Lessa e Alan Barboza. Na direção musical do show, o arranjador e pianista carioca, Fernando Merlino que tocou durante anos ao lado de Emílio Santiago, atualmente diretor musical da Leny Andrade. Completando o time de feras no Tributo, estão os potiguares Alex Magno (baixo), Anderson Lima (guitarra) e Gustavo Almeida (bateria).

E, para fechar a primeira noite com autenticidade, sobe ao palco, às 23h, o angolano Nuno Mindelis, eleito pela Revista Guitar Player o melhor guitarrista de Blues quando venceu o 30th Anniversary Guitar Player Competition. Nuno promete incendiar a plateia com seu expressivo e sempre criativo Blues.

No dia 23, último dia do Festival, 20h, no palco do Elizeu Ventania tem a Orquestra Sanfônica de Mossoró que, regida pelo jovem maestro Cláudio Araújo, promete uma apresentação especial e marcante ao lado da cantora e intérprete de Mossoró, Dayanne Nunes. Seguindo a programação, logo após, 21h30, tem Sueldo Soares (RN) convida Sandra de Sá (RJ), um encontro entre duas potências musicais que vai reger uma apresentação eletrizante entre a MPB e o Black Music.

Por fim, às 23h, o palco do Fest Bossa & Jazz será todo do americano, J.J. Jackson que estará acompanhado por Gustavo Cocentino e Blue Mountain. Com carreira solidificada no Brasil, Europa e EUA, o bluesman teve canções em trilhas de novelas como “Bebê a bordo”, “Vamp” e “Rainha da Sucata” e também “empresta” seu timbre e carisma em importantes campanhas publicitárias. Com Sua pegada Soul/Blues, Jackson apresentará algumas de suas canções autorais e clássicos como “Stand by me”.

Para o público que não pretende se despedir do clima do Festival, nas duas noites, após os shows no palco, acontece no Birra Nordestina, a Jam Session, que reúne músicos e curiosos para apresentações cheias de irreverência e de improvisação.

O Fest Bossa & Jazz acontece desde 2010, passando a ser um dos mais importantes eventos dentro do calendário cultural anual do Estado. É assinado pela Juçara Figueiredo Produções, com apoio da Prefeitura Municipal de Mossoró, patrocínio Governo do Estado do Rio Grande do Norte, recursos da SETUR e EMPROTUR por meio do Governo Cidadão, Grupo Banco Mundial. Em Mossoró conta com a promoção da TCM.