08 novembro, 2017

Os efeitos dos chás no organismo trazem benefícios e contraindicações



Quando a temperatura despenca, o chá é um aliado para quem gosta da bebida. Mas, há quem prefira a versão gelada. Seja quente ou frio, o consumo de chás traz benefícios para a saúde pelas fontes antioxidantes que protegem o organismo de doenças.

‘‘Existem chás que são indicados para auxílio da redução de retenção hídrica e que ajudam a melhorar o metabolismo’’, ressalta a nutricionista Maria Cristina Bernhard, do Hapvida Saúde.

A ingestão de até três xícaras de chá por dia é recomendada pela profissional que aconselha sempre mudar o tipo de erva, para diferentes compostos serem ofertados ao corpo. Mas, dependendo da quantidade e do tipo, o chá pode causar reações no corpo.

''Alguns componentes não se adequam a todos os indivíduos. Por isso, podem acontecer efeitos laxativos, efeitos diuréticos e de sonolência, além de poderem interferir na absorção de alguns nutrientes'', explica a profissional.

A medida exata é essencial para não atingir o trato respiratório, ocasionando gripe, tosse e até cólicas. ''As quantidades e a idade que o chá pode ser introduzido devem ser de acordo com acompanhamento nutricional’’, afirma.