04 abril, 2018

Memorial Itinerante resgata a história de Wilma de Faria no RN e em Macau




O resgate histórico da trajetória de luta e o protagonismo feminino da ex-governadora Wilma de Faria chegou à cidade de Macau com a abertura da 5ª edição do Memorial Itinerante Wilma de Faria, na noite desta terça-feira (03) no Complexo Educacional Padre João Penha Filho. O prefeito Tulio Lemos, a filha da ilustre homenageada e deputada estadual, Márcia Maia, vereadores, secretários e assessores da gestão municipal e o médico Eduardo Lemos, entre outras presenças ilustres e autoridades, prestigiaram a abertura da exposição que permanece na cidade até esta quinta-feira, 05.

Nesta quarta e quinta-feira, a exposição segue com visitação gratuita das 8h às 18h. O Memorial retrata as obras, ideais de justiça social dos programas implantados à época do seu governo e o protagonismo que abriu caminho para outras mulheres na política potiguar. "Quem conhece a própria história, valoriza a memória e busca referências para a construção do futuro”, destacou a deputada Márcia Maia, que permanece em Macau até esta quarta-feira, 4, acompanhando a visitação do público no Memorial.

Para o prefeito Tulio Lemos, que na condição de jornalista acompanhou de perto a história de Wilma de Faria, o Memorial deixa para as futuras gerações o exemplo de uma mulher destemida e que sempre esteve à frente do seu tempo, em busca dos seus ideais. “Wilma escreveu sua história não apenas no Rio Grande do Norte, mas também no Brasil, seja como deputada constituinte ou pelos embates que enfrentou na vida pública, sempre de cabeça erguida, ao lado do povo”, destacou o prefeito.

A Secretaria Municipal de Educação apoia a instalação do acervo itinerante no município, mobilizando alunos e professores da rede pública de ensino para conhecer de perto o legado de obras e ações de governo e a história política da professora Wilma de Faria, nesses dois dias. O Memorial Itinerante Wilma de Faria já passou pelas cidades de Caicó, São Paulo do Potengi, Macaíba e Pau dos Ferros.

Fotos: Francisco Anthony