13 abril, 2018

TRT-RN inicia preparativos para a Semana Nacional de Conciliação Trabalhista



A Semana Nacional de Conciliação Trabalhista deste ano será realizada entre os dias 21 e 25 de maio e terá como tema "Sempre dá para conciliar".

O evento é coordenado pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e mobiliza toda a Justiça do Trabalho brasileira, com o objetivo de estimular acordos entre patrões e empregados.

Inscrições
Empresas e trabalhadores que têm ações na Justiça e desejarem fazer um acordo devem procurar a Vara do Trabalho onde seu processo já tramita e manifestar seu interesse.

Qualquer empresa ou empregado pode conciliar seu processo, independente do porte ou do número de processos existentes.

 Após o período de inscrições, os pedidos de conciliação serão organizados em pautas exclusivas durante a Semana Nacional da Conciliação

A conciliação na Justiça do Trabalho
A mediação e a conciliação são formas natas da Justiça do Trabalho e reconhecidas como um meio rápido e eficaz para resolver embates por meio de acordo entre as partes.

Desde 2015, a Justiça do Trabalho, por meio da Comissão Nacional de Promoção à Conciliação, promove campanhas como a Semana Nacional de Conciliação Trabalhista.


No ano passado, a Justiça do Trabalho brasileira realizou 71.940 audiências, que resultaram em 26.527 acordos entre patrões e empregados, que injetaram mais de R$ 749,2 milhões na economia, beneficiando diretamente 198.470 pessoas.