17 maio, 2018

Projeto Tarralfas chega à sua segunda etapa e terá duas turmas de alfabetização e pós-alfabetização


  
O Outback Steakhouse de Natal acaba de renovar a parceria e patrocínio com o Projeto Tarralfas – Vivências de Educação Freireana, que visa dar continuidade e promover a alfabetização de um grupo de pescadores da Praia de Pirangi do Sul. O projeto, iniciado no ano passado, retomou às segundas-feiras, na Marina de Pirangi do Sul. Mais uma vez será aplicado o método de educação do pedagogo Paulo Freire, que utiliza uma metodologia de educação popular com elementos que fazem parte da realidade, cultura e trajetória de vida dos alfabetizandos.

A proposta, que é um projeto de extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN, conta com o apoio pedagógico de professores da instituição e de alunos da área de educação que foram capacitados como agentes alfabetizadores. Nessa edição o projeto atenderá duas turmas de alunos: uma com os dezessete pescadores que participaram ano passado, e vão aperfeiçoar a leitura e escrita, e uma nova turma de alfabetização. O cronograma prevê que o projeto seja concluído até o final do ano.

Apoiando o Projeto Tarralfas pelo segundo ano, o do sócio-proprietário do Outback Natal, Gilnei Nocito, reafirma como essa iniciativa tem a ver com o compromisso que a rede tem com as comunidades onde está inserida. “Nós do Outback achamos essencial apoiar projetos junto às comunidades nas quais atuamos, por meio de ações que contribuam para o crescimento de todos os envolvidos e o sucesso das ações por nós apoiadas. Ter a oportunidade de colaborar para que esses homens e mulheres vivenciem a experiência do ler e escrever é gratificante e muito empolgante”, disse.

O Tarralfas é um projeto de extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN e conta com o apoio do Outback Steakhouse, do Grupo Escoteiro do Mar Artifícies – GEMAN/IFRN-CNAT, Secretaria Municipal de Educação de Nísia Floresta e da Colônia de Pescadores Z-10.