quarta-feira, 20 de março de 2019

Em sintonia com a população, vereadores aprovam requerimentos na Infraestrutura e Segurança Pública


  
Na tarde desta terça-feira, 19, a Câmara Municipal de Guamaré realizou sessão ordinária com a presença de sete vereadores em plenário e um bom público. Um Projeto de Lei e dois requerimentos da vereadora Eliane Guedes (PV) e um requerimento do vereador Gustavo Miranda pautaram as discussões.
A sugestão para redução da jornada de trabalho para os cargos de auxiliar de enfermagem, técnico de enfermagem e enfermeiro foi apresentada pela vereadora Eliane Guedes, através de Projeto de Lei, onde propôs o regime de 30 horas semanais com jornada de seis horas diárias.
Depois das justificativas da vereadora em plenário, o projeto será encaminhado às comissões de Constituição e Justiça e de Finanças para receber parecer, retornando em seguida ao plenário para discussão e votação. Eliane Guedes está confiante na aprovação da matéria e na sanção da lei pelo prefeito Adriano Diógenes.
Ainda no expediente do dia, a vereadora Eliane Guedes apresentou dois requerimentos aprovados à unanimidade. No primeiro, ela pediu que fosse encaminhado à Secretaria Municipal de Obras com urgência, o pedido para manutenção dos postes que ficam localizados as margens da RN João Pedro Filho, em Salina da Cruz.
A vereadora justificou que os postes estão expondo as ferragens, colocando em risco a população. Líder do governo, o vereador Edinor Albuquerque (MDB) chamou atenção para a responsabilidade da Cosern com a manutenção de toda a rede elétrica e dos postes do município e considerou importante a iniciativa da vereadora, votando a favor do requerimento.


Ponta de Salina
Eliane Guedes também apresentou requerimento solicitando a manutenção da caixa d´água de Ponta de Salina. Segundo a vereadora, o reservatório se encontra em risco de desabamento. Sobre esse pleito, o líder do governo Edinor Albuquerque também se pronunciou, e disse ter conhecimento da publicação do certame licitatório para a execução da obra por parte da prefeitura.
Segurança pública
Na bancada de oposição, o vereador Gustavo Santiago (SD) apresentou um pedido para que a Câmara Municipal solicitasse por ofício informações da Secretaria Municipal de Segurança Pública, acerca de ocorrências envolvendo cidadãos e a Guarda Municipal, de forma que as famílias das vítimas de agressão e de abuso de autoridades tivessem uma resposta acerca desses processos. O requerimento foi aprovado à unanimidade.
 Liderança do PR
A indicação do vereador Emilson de Borba Cunha para exercer a liderança do Partido da República na Câmara Municipal também foi oficializada à mesa diretora pelo edil, durante a sessão desta terça-feira, 19. A comunicação ocorreu em conformidade com o Estatuto do Partido.


Festejos de São José
Presidente da Casa, o vereador Eudes Miranda (PR), aproveitou as comunicações parlamentares para cumprimentar a comunidade de Lagoa Doce por ocasião dos festejos do padroeiro São José, comemorado em 19 de março.