25 de abril de 2019

Guamaré formaliza propostas de melhoria no SUS em Conferência Municipal








A assembleia de delegados da V Conferência Municipal de Saúde de Guamaré, formalizou e aprovou em plenário, doze propostas de fortalecimento do Sistema Único de Saúde, que serão apresentadas na etapa da Conferência Estadual, programada para o período de 11 a 13 de junho, em Natal. Com a presença de conselheiros, usuários do SUS, representantes do poder público e de trabalhadores da saúde, o evento aconteceu em dois turnos, nesta quarta-feira, 24, na Câmara Municipal.

Presente na abertura do evento, o prefeito Adriano Diógenes, destacou a importância da conferência. “Aqui presenciamos uma atitude coletiva e um ato muito importante para a melhoria de um sistema muito forte e articulado com outros setores, que protagonizam as políticas públicas no nosso município”, avaliou.
A conferencista Terezinha Guedes Rego, secretária adjunta de Logística em Saúde, Administração e Finanças da Secretaria Municipal de Saúde de Natal, responsável pela palestra magna do evento, destacou na sua fala inicial, o fato de Guamaré ter atualmente um prefeito que conhece o SUS e está preparado para enfrentar os desafios.
Para Terezinha Guedes, o SUS é um sistema ainda muito forte. “É com muita felicidade que chego em Guamaré e encontro um prefeito preparado para tocar com vocês, trabalhadores da saúde, esse sistema forte, que cresce a cada dia. “Gostaria que as reflexões aqui deixadas tocassem cada um e cada uma que estão nesta conferência”, pontuou.
Além do tema central: “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”, foram abordadas temáticas como a consolidação dos princípios diretrizes do SUS e financiamento adequado do SUS. Para representar o município na Conferência Estadual, quatro delegados foram eleitos, sendo dois representantes dos usuários do SUS, um representante dos trabalhadores em Saúde e um representante da gestão municipal.
Além do prefeito Adriano Diógenes e da palestrante Terezinha Guedes, formaram a mesa de autoridades na abertura do evento, o vereador Carlos Câmara, representando a Câmara Municipal, o Secretário Municipal de Saúde, Fabrício Morais, a Secretária Adjunta de Saúde do município, Walmira Guedes e a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Lucila Tibúrcio.