29 de julho de 2019

Alegria e a tradição junina no São Julhão dos Idosos de Guamaré











A segunda edição dos Jogos da Melhor Idade-JOMI de Guamaré reuniu mais de 200 idosos, que participam de grupos da terceira idade nos municípios de Guamaré, Alto do Rodrigues, Macau, Paraú e Ipanguassu. A cidade de Macau sagrou-se a grande campeã da festa cívica, que aconteceu nesse domingo, 28.
“Acolhemos com muita alegria os idosos que se deslocaram das suas cidades para esse momento festivo com os grupos da terceira idade de Guamaré, Baixa do Meio e Lagoa Seca”, destacou o prefeito Adriano Diógenes. Os três grupos do município recebem assistência da Prefeitura de Guamaré, através do projeto Vida Saudável, executado pela Secretaria de Esporte e com o trabalho realizado na cidade e nas comunidades pela Secretaria de Assistência Social.
Festa na abertura dos JOMI
Idosos de Guamaré foram os responsáveis pelo acendimento da tocha olímpica e o juramento do atleta, recebendo os aplausos do público também nas apresentações culturais. O evento aconteceu no Clube Municipal da Orla de Aratuá e foi organizado pela Secretaria Municipal de Esporte, com apoio das secretarias de Assistência Social e Saúde.
Jogos de dominó, boliche, bocha, dama e cartas e ainda concursos de dança e da melhor voz marcaram a competição, que premiou em 1º lugar a equipe de Macau. As equipes de Ipanguassu e Guamaré ficaram com os títulos de 2º e 3º lugar, respectivamente. As três primeiras equipes classificadas nos jogos receberam troféus e todos os participantes dos JOMI foram agraciados com medalhas.  

Bem estar físico e mental
Para a Secretária de Esportes do Município, Larissa Mayara, os JOMI têm como objetivo principal a interação social do idoso e a melhoria da sua qualidade de vida, a partir da prática esportiva e recreativa, contribuindo para o bem estar físico e mental.  Na parte recreativa da programação, os idosos participaram de um passeio de barco pelo Rio Aratuá e marcaram um bingo no final da tarde.
O prefeito Adriano Diógenes, a primeira-dama Manuella Jácome, o vereador Ednor Albuquerque e o presidente da Câmara Municipal, Eudes Miranda prestigiaram a festa de abertura dos JOMI, que contou também com a presença das secretárias de Assistência Social, Juliana Câmara e de Esporte, Larissa Mayara. O evento registrou um bom público e movimentou a Orla de Aratuá durante todo o domingo.