30 de julho de 2019

Memorial leva cultura e história do Legislativo às escolas potiguares



Crédito da Foto: João Gilberto

A preservação da memória potiguar é uma das missões da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, afinal, a compreensão da história dos vários tempos e espaços que nele estão contidos possibilita ao cidadão uma compreensão das mudanças coletivas e individuais ocorridas ao longo do tempo e permite uma melhor compreensão do que pode ser feito no presente para melhorar o futuro. É por isso que o Memorial da Cultura e do Legislativo Potiguar foi implantado pela Resolução 055/2009 e, desde então, desenvolve atividades resgatando a história do Legislativo e disseminando cultura pelo Rio Grande do Norte. Uma dessas atividades é a visita a escolas do interior do RN. Em 2019, foi a vez de João Câmara.  

De acordo com o Chefe de Divisão do Memorial da Cultura e do Legislativo Potiguar, Aluísio Lacerda, o Memorial, juntamente com o projeto Assembleia e Você, visita cidades do Estado, periodicamente, e, para essas ocasiões, eles procuram produzir informações sobre os ex-parlamentares do município visitado e da região. Em junho de 2019, o Memorial da Cultura e do Legislativo Potiguar participou da 6ª edição do Projeto Assembleia e Você, na cidade de João Câmara.

“Nós estivemos em João Câmara, na Escola Estadual Francisco Bittencourt. Seguimos a programação feita pela Diretoria de Políticas Complementares com a parceria do projeto Assembleia e Você”, explicou Aluísio. “No caso específico de João Câmara, nós mostramos toda a história do senador João Câmara. A maioria não sabia que ele foi deputado estadual e como ele foi importante para a região do Mato Grande”, contou.

Conforme o Chefe de Divisão do Memorial, nessas visitas, além de o Memorial resgatar a história do que foi o parlamento, faz um resgate daquelas pessoas que passaram pelo parlamento estadual. “Nós começamos a parceria visitando algumas escolas, mostrando o que é o Memorial e o que podemos oferecer a eles. Então hoje somos procurados por outras instituições para continuar a parceria. E vale dizer que o Memorial não é só do Legislativo, mas também da cultura potiguar”, disse.

Ele mencionou também que o Memorial tem parceria, em Natal, com as escolas Walfredo Gurgel, Instituto Brasil, Winston Churchill, CDF e o Instituto Federal do Rio Grande do Norte. No interior do Estado, há parcerias com escolas de Extremoz, Nova Cruz, Ipanguaçu, Santa Cruz, João Câmara, Lagoa Nova.